Soberba na Casa dos Espíritos

Todo leitor que se preze sempre guarda um livro especial para ler em momentos peculiares, isso também acontece com os filmes, quem não tem na sua estante aquela película favorita, que rever nas horas de ócio?

O Voo da Rainha, livro do respeitado escritor argentino, Tomás Eloy Martínez é uma dessas obras que já nas primeiras páginas nos faz mergulhar dentre as linhas da história.  O volume aborda a história um bem sucedido jornalista que enfrenta um período conturbado em seu país, a Argentina sque vive um período de corrupção praticada por seu governantes. Camargo, o tal jornalista, luta contra as irregularidades que há em seu país.

Porém, um homem dotado de poder deixa se dominar, com o histórico negativo de sua infância, Camargo é um home que possui dos extremos da mesma maneira que ajuda os outros também puxa o tapete de quem quer que seja quando de alguma forma seus interesses pessoais são colocados em risco.  Sua vaidade é tanta que nem escuta a opinião de seus colegas  da redação do jornal El Diário.

Essa atitude também se assemelha a Estebán Trueba, personagem do filme A casa dos Espíritos, longa metragem adaptado da escritora Isabel Allende, um homem que subiu rapidamente da classe pobre para rica. Com a ascensão repentina Trueba se torna um homem mesquinho e ver em seus comandados simples escravos.

Sempre há alguém no meio daqueles que são injustiçados que luta por seus direitos, dentre os trabalhadores da grande fazenda de Trueba há um jovem chamado Pedro, homem que a filha de Trueba, a Blanca é apaixonada, o moço bate de frente contra os ideais do pai de sua amada, com a ajuda de Blanca e Clara a mulher de Estebán Trueba. Clara tem uma forte ligação com espíritos.

Assim como na Argentina o Chile também passava por crises politicas, várias transformações em seu quadro politico.

Ambos os personagem são recheados com a Soberba, que foi o primeiro pecado da humanidade; pecado que Satanás comentou contra Deus.

Mais o que vem se a soberba?

É um sentimento negativo, caracterizado pela superioridade sobre as demais pessoas, onde as pessoas ser tornam arrogantes!

A única forma de se combater a soberba é praticando a humildade.

Ação que Camargo não soube ter, ao se apaixonar por Reina, ele não mede esforços para tê-la ao seu lado, um homem de mais de 60 anos com uma jovem de 31 anos, qual a probabilidade desse romance acontecer, quando não se há amor por uma das partes?

Nenhuma!

O autor fez uma comparação com o caso  brasileiro do Ex- diretor de redação jornal O Estado de São Paulo que assassinou brutalmente a também jornalista Sandra Gomide. Pimenta Neves foi responsável pelo voo que Sandra deu na carreira assim como Camargo fez com Reina, apresentou o mundo para a namorada, a colocou no topa no jornal, mas quando Reina saiu de seu controle, ele a matou. Ambos cometeram crime passional. O voo de ambas as jornalistas foi curto.

Assim como Trueba, Camargo não era um homem preparado para lidar com perdas e não suportava ser abandonado e nem questionados por suas mulheres.

Já o fazendeiro e politico Trueba ele não admite no primeiro momento que as mulheres de sua casa façam contra sua vontade, sua filha Blanca enfrenta o pai para ficar com seu amado Pedro, passo por maus bocados para atingir seu objetivo. A mulher de Trueba, a Clara, exerce sobre o marido uma força sobrenatural, por amar demais a esposa Trueba deixa de lado a sua soberba e pratica o que foi dito anteriormente, a humildade.

Após a morte do seu grande amor, Trueba se ver apenas com Blanca, a neta e seu genro Pedro, (há mais personagem no livro, no filme a família é reduzida) a partir desse momento, enxerga as atrocidades que havia cometido começa a medir a intensidade dos seus atos e a pensar se tudo que foi feito valeu a pena, a resposta é NÃO.

Camargo morre com uma doença rara, fico aqui pensando o que se passa, hoje, na mente de Pimenta Neves, li há pouco tempo atrás que ele se considera uma vitima da ex-namorada morta, pode?

Anúncios

12 respostas em “Soberba na Casa dos Espíritos

  1. Não vou mentir, cinema e livros são minhas paixões, mas tantos detalhes realmente nunca me interessei (parece meio contraditório, eu sei, mas é meu jeito de ver).

    Gostei do seu blog, muito bom… Não tenha duvidas que já estou seguindo e já esta nos meus favoritos.

    http://sexoeacidadesp.blogspot.com

    Inspirado em Sex and the City
    Baseado em conversas com amigos
    E um puro prazer em escrever.

  2. nunca vi o filme, e de fato nem gosto de temáticas deste gênero, enfim, um ótimo post, embora ache que seus post’s sejam um pouco extensos demais para o formato “blog” de se ler, mas isto é uma observação, o inicio achei meio sem propósito mas depois tomou relevância quando enquanto o texto foi se desenrolando..
    bem legal

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s