A lutadora Olga Benário Prestes

Filmes históricos por si só  prendem a minha atenção, depois de um dia exaustivo me deito no sofá morrendo de sono, na TV nada me agrada na passada por canais, prefiro um DVD, é o escolhido da noite foi o longa-metragem Olga, um filme brasileiro estreado em 2004, pelo diretor Jaime Monjardim, trás como protagonista Camila Morgado e Caco Ciocler.

O filme aborda a história de uma mulher de coragem, comunista, de origem judaica no período da 2° Guerra Mundial. Olga é enviada ao Brasil com a missão de proteger o brasileiro Luís Carlos Prestes, ambos vieram ao Brasil com intuito de apoiar o Partido Comunista Brasileiro, o país nesta época vivia a ditadura getulista.

Além de revolucionário, a dupla carrega dentro de sim um grande amor, e deste amor nasce um fruto Anita Benário Prestes, nascido na Alemanha, no tempo em que Olga ficou presa, vitima do nazismo e Prestes se encontrava também preso, mas no Brasil, o caso mobilizou muitos países e por conta do movimento Olga pode ficar com a filha, que mais tarde seria entregue a mãe de Prestes, até que houve leite em suas tetas, porém a amamentação não dura para sempre, e Anita é violentamente arrancada dos braços de sua mãe, que vive muito tempo duvidando se a filha ainda estaria viva. Nada Foi feito para a proteção da vida de Olga, que foi morta na Alemanha de Hitler.

O momento da morte de Olga é muito comovente! Mesmo sabendo do seu destino, se manteve firme e não se entregou ao regima Nazista.


 

Anúncios

11 respostas em “A lutadora Olga Benário Prestes

  1. Eu vi esse filme no lançamento há anos atrás.
    Acredita que eu fui aluno da filha de Olga e Prestes que o filme mostrou o nascimento.
    Chama-se Anita Leocádio.

    Retrata um momento cruscial da nossa história.
    Esse espaço é uma aula e tanto.
    Abração do amigo “Calcanhar” aqui.

  2. Cara, eu chorei muito assistindo Olga… Sem duvidas, em minha opiniao, foi um dos melhores filmes que o Brasil ja produziu.
    A hora em que ela acha que estao levando ela para o hospital, quando na verdade estao levando-a para um navio nazista…. é comovente.
    Quando tiram a menina dela e ela indo para a camera de gas e ela ve a filha dela em forma de miragem…. É de emocionar.
    Ótimo post… Com certeza valeu a pena lembrar desse grande sucesso Olga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s